Instituto Beltrame da Qualidade, Pesquisa e Certificação
Sobre nós
Interessados no desenvolvimento da pesquisa científica no Brasil fundamos o IBELQ – Instituto Beltrame da Qualidade, Pesquisa e Certificação sem fins lucrativos em fevereiro de 2014.
O IBELQ como Organismo Certificador de Produto (OCP), possui um sistema de abrangência nacional que estabelece critérios e define sistemática, em conformidade com requisitos nacionais, para a Certificação de Produtos.
O IBELQ como Entidade Gestora Técnica (EGT), possui um sistema de abrangência nacional que estabelece critérios e define sistemática, em conformidade com requisitos do Sistema de Qualificação de Empresas de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos (SiMaC), para a Qualificação de Empresas participantes do Programa Setorial da Qualidade (PSQ), no âmbito do PBQP-H.
O IBELQ possui um sistema harmonioso e coerente de qualificação e de certificação operado de forma competente, consistente e imparcial, facilitando assim a aceitação de produtos a nível nacional e internacional e, assim, facilitando o comércio internacional.
A Certificação é a comprovação de que o produto está de acordo com as normas, segundo procedimentos escritos e com resultados documentados, que permitem ao fabricante fornecer o produto.
A Qualificação é a comprovação de que uma empresa produz ou comercializa os produtos alvos de acordo com as normas, segundo procedimentos escritos e com resultados documentados, que permitem ao fabricante fornecer o produto.
SOBRE NÓS
Missão
Prestar serviços técnicos de engenharia, certificação de produtos e de sistemas, atividades
de inspeção e pesquisa com ética e confiabilidade buscando excelência em sistemas de
gestão, qualidade de materiais, produtos e pessoas, segurança, funcionalidade e
durabilidade dos materiais envolvidos nas edificações.
Visão
Obter reconhecimento como empresa prestadora de serviços técnicos de engenharia, de
certificação, atividades de inspeção e de pesquisa, pela excelência na elaboração e aplicação
de qualidade de materiais, produtos, pessoas e na manutenção da segurança, funcionalidade
e durabilidade das edificações.
Política de qualidade
Operar um sistema de gestão independente e imparcial, com foco na satisfação do
cliente, avaliando os produtos dentro de padrões de qualidade que contribuam para o
avanço tecnológico. Adotar os mais elevados padrões éticos, justos e iguais no
relacionamento com as partes interessadas, clientes e colaboradores, primando pela
integridade, honestidade e atendimento a legislação. Assegurando ainda a preservação da
confidencialidade e imparcialidade, a ética e a igualdade em suas atividades nas decisões
de concessão, manutenção, renovação, extensão ou redução do escopo e suspensão ou
cancelamento das atividades de inspeção, certificação de sistema de gestão ou certificação
de produto do cliente.
Política da imparcialidade
Com o intuito de proporcionar confiança nas suas atividades, o IBELQ – Instituto Beltrame da Qualidade Pesquisa e Certificação tem como princípio relativo à imparcialidade das atividades de qualificação e certificação a confiança e a transparência em suas atividades, comprometendo-se a:
-
Cumprir todas as politicas e os procedimentos definidos pelo IBELQ.
-
Manter as atividades de forma imparcial não permitindo que pressões comerciais, financeiras ou outras comprometam a conformidade e imparcialidade da qualificação e ou certificação do produto ou de sistema.
-
Identificar permanentemente os riscos à sua imparcialidade, incluindo possíveis riscos que surgem de suas atividades, a partir de seus relacionamentos, ou a partir de relacionamentos de seu pessoal.
-
Salvaguardar a imparcialidade em qualquer tendência de permitir que considerações comerciais ou outras evitem a provisão das atividades de certificação e de gestão técnica do PSQ de forma consistente e imparcial.
-
Identificar, analisar, avaliar, tratar, monitorar e documentar os riscos relacionados a conflitos de interesses do fornecimento de certificação, incluindo quaisquer conflitos resultantes de seus relacionamentos, de forma contínua.
-
Documentar e demonstrar como elimina ou minimiza qualquer ameaça a imparcialidade, através de registros de processo, avaliação da planilha de riscos a imparcialidade dentre outros recursos como, formulário de contratação, assinatura de termo de confidencialidade e imparcialidade e do monitoramento durante as reuniões do comitê técnico de imparcialidade.
-
Não oferecer consultoria/auditoria interna para empresas envolvidas no processo de certificação pelo IBELQ.
-
Que todos os colaboradores (internos ou externos), independentemente da hierarquia ou função, assinem o Termo de Confidencialidade, Responsabilidade e Imparcialidade, revelando qualquer situação conhecida que possa oferecer um conflito de interesse a si próprio ou ao organismo de certificação.